troca de hospedagem
|

Como a troca de hospedagem pode impactar seu SEO

Quando o assunto é SEO, empresas frequentemente se perguntam se a troca de hospedagem pode ter um efeito negativo nos rankings dos motores de busca.

Para todas que dependem da visibilidade online para atrair clientes, essa é uma preocupação legítima. Recentemente, Gary Illyes, do Google, esclareceu essa questão e trouxe algumas recomendações para evitar problemas ao mudar de hospedagem.

Entendendo a mudança de hospedagem

Trocar de provedor de hospedagem envolve transferir todos os arquivos e bancos de dados do site para uma nova plataforma. Apesar de parecer complicado, para sites baseados em WordPress, por exemplo, existem plugins que facilitam o processo. No entanto, mesmo com essas ferramentas, existem fatores técnicos que devem ser observados para evitar problemas de SEO.

Se você não conhece a fundo a administração de bancos de dados ou transferência de arquivos usando software SFTP, é recomendável contratar uma agência para garantir que tudo seja feito corretamente. Fazer uma migração manual requer conhecimento técnico e pode ser um desafio para quem não tem experiência nessa área.

site google

Como a mudança pode afetar o SEO

Illyes respondeu a uma pergunta sobre se mudar de hospedagem poderia causar um impacto negativo duradouro no SEO. Ele afirmou que, se a migração for feita “seguindo o livro”, ou seja, de acordo com as melhores práticas, e a interrupção do site for mínima, não deve haver efeitos negativos nos rankings do Google.

Dois pontos principais devem ser considerados para evitar problemas:

  1. Resolução do domínio: isso refere-se a como o nome de domínio é traduzido para um endereço IP que aponta para a nova hospedagem. É importante obter as informações corretas do novo provedor de hospedagem, como servidores de nomes (Name Servers – NS), e atualizá-las no registro de domínio. Além disso, o registro A (Address Record) precisa refletir o IP correto do novo provedor.
  2. Tempo de inatividade mínimo: embora um tempo de inatividade curto não deva causar problemas permanentes, é fundamental minimizar esse período. Se o site ficar fora do ar por um longo tempo, isso pode afetar temporariamente os rankings, mas geralmente se recupera quando tudo volta ao normal.

Recuperação de rankings após interrupções

Gary mencionou que mesmo que um site fique offline por várias semanas, é possível recuperar os rankings desde que não haja mudanças significativas no conteúdo ou na estrutura do site. Em sua experiência, pode levar algumas semanas para o Google fazer um novo crawl e reindexar todas as páginas, mas é improvável que haja um impacto duradouro se o site for restaurado corretamente.

Portanto, ao mudar de provedor de hospedagem, é crucial seguir as melhores práticas para garantir uma transição suave e sem impacto negativo no SEO. Se você não tem experiência com migrações de sites, mas precisa fazê-lo, clique aqui para marcarmos uma reunião sobre o assunto!

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *